Balanço do Evento!

Primas e primos!!
Passados cerca de 10 dias do nosso evento, volto até vocês para fazer um rápido balanço do que conseguimos realizar.
Na 6a. feira (dia 31/08/2007), a partir das 18:30 horas, tivemos uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Joinville alusiva aos 150 anos dos Monich em Joinville e, por extensão, no Brasil.
A Sessão também marcou a inauguração da Ala "D", da Câmara, que recebeu o nome de "Vereador Curt Alvino Monich" (que foi bisneto do imigrante Monich).
Na ocasião, exibimos um material em powerpoint, realizado pela prima Sandra Miers (trineta do imigrante), contando um pouco da trajetória da família desde o ano de 1180, passando pelo brasão e seu significado, pelo imigrante Carl Monich (nosso antepassado comum) e chegando aos seus 11 filhos.
A Banda do Exército (62º Batalhão de Infantaria) esteve presente e executou os hinos Nacional e de Joinville, bem como uma tradicional música alemã ("Isabela"). Usaram da palavra vereadores, um representante do governador do Estado, um representante do Prefeito, o primo Emiliano Monich Nascimento (discorrendo sobre o avô Curt Alvino Monich) e eu (discorrendo sobre o imigrante Carl Monich e a história da família).
No final, tivemos a grata notícia de que a Câmara vai incluir o retrato de nosso antepassado Carl Monich na Galeria dos Ex-Presidentes da Câmara de Vereadores de Joinville, o que acontecerá ainda esse ano.
Toda a Sessão foi filmada e exibida pela TV Câmara (canal 16 na Net/Joinville): fiz um Ofício à Câmara requisitando uma cópia da filmagem e eles vão nos ceder.
Já no dia seguinte, 01/09/2007, estivemos no Cemitério dos Imigrantes onde, com a presença de mais de 50 familiares, do pastor luterano Ari Knebelkamp (da igreja da Paz), do vereador Luiz Bini e do ex-prefeito Nilson Bender, foi realizada uma cerimônia junto ao túmulo do casal Carl e Maria Monich e colocada uma coroa de flores lembrando a data. Após, descemos todos à Casa da Memória, onde foi inaugurada uma placa em metal com o brasão da família e a menção aos 150 anos, seguida de alguns pronunciamentos.
Também esse evento foi filmado e o pastor Ari dedicou à nossa família os 15 minutos do programa que ele comanda na TV Cidade e na TV Barriga Verde (Bandeirantes), exibindo imagens e trechos de pronunciamentos.
Após, dirigimo-nos todos ao hotel-fazenda Dona Francisca, em Joinville, onde mais de 200 pessoas se confraternizaram em clima de muita alegria. Foi distribuído crachá aos presentes, a árvore da família (com mais de 2 metros de comprimento) foi colocada em um mural, e em 9 aramados exibimos o brasão, um histórico dos Monich e fotos de várias épocas.
Em cada mesa um vaso de violetas, que cada qual levou consigo. No palco um grupo de 5 músicos alegrou o almoço/café, seguido de um grupo de dança típica comandado pela prima Diva de Assis (bisneta de Carl Monich).
Dentre os presentes, a sra. Elsa Wolf Schroeder, viúva de um neto do imigrante Carl Monich e que, aos 94 anos incompletos, fez questão de estar conosco nesse dia.
Ao todo, tivemos a presença de 05 gerações da família.
No local um livro-ata percorreu as mesas, onde cada qual colocou seu nome, mas muitos esqueceram de assiná-lo, de modo que estamos colhendo as assinaturas para que esse documento esteja completo e, a cada nova reunião da família, possa ser usado sempre o mesmo livro-ata.
Também foi feita a distribuição das camisetas (contendo o brasão e a menção aos 150 anos) aos familiares que as encomendaram, conforme noticiamos por e-mail e no site (blog).
Pretendemos agora reunir todo o material relativo aos eventos (filmagens, fotos, powerpoint e matérias em jornal) para editarmos um dvd, que poderá ser distribuído aos parentes como um registro desse momento.
Infelizmente a falta de um microfone no hotel-fazenda não permitiu que pudéssemos interagir melhor com os parentes, como pretendíamos. E não houve oportunidade para exibirmos o powerpoint que foi exibido na Câmara de Vereadores. Mas é tudo um aprendizado para um próximo evento. Aliás, alguns parentes de São Bento do Sul já comentaram conosco que, no próximo ano, querem fazer uma nova reunião de família, mas dessa vez lá em São Bento.
Por fim, só posso agradecer à paciência de todos vocês, primas e primos, que durante todos esses meses têm recebido esses meus mails e, com a maior boa-vontade e amizade, os têm respondido e enviado dados para a genealogia, bem como vem participando com suas sugestões e apoio.
Agradeço especialmente aos primos Pedro Silva Inácio, Fabrizio Monich Marzall, Melina Monich Marzall e Emiliano Monich Nascimento que, cada qual a seu modo, deu sua inestimável ajuda para que tudo pudesse estar a contento para os 150 anos.
E um agradecimento muitíssimo especial às primas Sandra Miers e Karin Monich Marzall, verdadeiras guerreiras, sem as quais nada disso teria sido possível, pois foram realmente incansáveis, muitas vezes deixando a vida pessoal de lado para atender às necessidades do evento.
Um forte abraço a todos vocês e... até qualquer dia!
Paulo Roberto da Silva
tetraneto do imigrante Carl Monich
JOINVILLE-SC